7 Princípios-chave do Marketing de Relacionamento para Atrair Clientes e Fazer com que Eles Permaneçam em Sua Vida!

A maioria dos empresários não consegue atrair e reter clientes vitalícios de forma eficaz. O que eles não conseguem perceber são os princípios-chave do marketing de relacionamento, que converte clientes em potencial em clientes recorrentes.

Para ter sucesso em seus negócios, seu principal objetivo deve ser criar uma lista de e-mail responsiva de clientes vitalícios de seu mercado-alvo que confiam em você, se sentem gratos a você e valorizam sua recomendação.

Um bom relacionamento com clientes fiéis vale uma fortuna. Essa é a coisa mais valiosa que qualquer empresa pode ter. A chave aqui é construir sua grande lista de clientes vitalícios que confiam em você. Alcance isso e você está pronto para a vida.

Por essa razão, você precisa aprender os princípios-chave do marketing de relacionamento para poder aplicar os conceitos de marketing de relacionamento ao seu site.

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é o método de transformar gradualmente os visitantes do site em assinantes e os leva de posição em posição ao longo de um programa planejado para convertê-los em clientes vitalícios.

Pense na construção de relacionamentos como a base do seu negócio. Ele estabelece você como um profissional, digno de confiança e uma fonte consistente.

7 Princípios-chave do Marketing de Relacionamento.

Construir relacionamento online é mais difícil quando comparado à construção de relacionamento offline. As técnicas utilizadas são quase as mesmas. Mas, transformar um cliente em potencial em um cliente offline vitalício é mais fácil devido à natureza do processo. No marketing online, você não pode conhecer seus clientes pessoalmente, como no marketing offline. Mas você pode entregar o que deseja se pensar em seus clientes em potencial em cada etapa que você der ao construir seu negócio. O marketing de relacionamento é um processo, não apenas um compromisso único. Começa no momento em que você pensa em construir um negócio e continua enquanto permanecer nele.

1 - Conheça seus clientes em potencial.

Antes de começar a construir o seu negócio; você precisa determinar seu mercado-alvo e conhecer seus clientes em potencial. Aprenda a conhecer seus clientes para desenvolver táticas eficazes para entregar sua mensagem a eles.

Você pode começar a conhecer seus clientes seguindo alguns passos muito simples.

- Determine com antecedência onde seus clientes potenciais se reúnem.
- Que boletim eles lêem?
- Quais fóruns eles visitam e postam?
- O que mais pode fazer enquanto navega na net?

Os melhores lugares onde você encontra seus clientes potenciais são fóruns, grupos de discussão e fóruns de discussão. Visite fóruns do seu mercado-alvo e descubra:

- Qual é o problema dos seus potenciais clientes?
- O que eles estão procurando?
- Em que tipo de negócio eles estão envolvidos?
- Como eles querem que seu problema seja resolvido?
- Que palavras eles usam?

Somente conhecendo os desejos e necessidades de seus clientes, você pode expandir seus negócios com sucesso e ser totalmente orientado para o cliente. Para adaptar suas estratégias de marketing e publicidade aos gostos e interesses do seu mercado, você deve primeiro identificar seu cliente.

O relacionamento não se baseia apenas em saber quem são seus visitantes, mas em conhecer as necessidades específicas de seus clientes e prospects.

Nota: Para atrair mais assinantes e construir um forte marketing de relacionamento da maneira mais fácil, use as palavras de seus prospects. Se você sentir a dor deles e usar suas palavras ao postar em fóruns, enviar mensagens, etc… eles estarão relacionados a você. Você será um deles; você não é um estranho, eles provavelmente confiarão em você e considerarão sua recomendação.

2 - Mostre sua experiência.

A maioria das pessoas de negócios, nunca mostra de forma completa e clara seus conhecimentos para clientes em potencial. Mostre ao seu mercado-alvo que você é o líder em seu setor e eles o seguirão.

As pessoas gostam de saber sobre sua experiência. Eles gostam de seguir os passos do especialista para evitar erros e alcançar o sucesso da maneira mais fácil com menos investimento de tempo e dinheiro.

3 - Inicie um diálogo para estabelecer confiança.

Configure um diálogo contínuo para estabelecer confiança. A confiança é um passo vital para construir um relacionamento de longa data. Essa caixa de diálogo deve começar assim que seus visitantes enviarem informações junto com seus endereços de e-mail. Isso explica o interesse deles em seu negócio. Em troca, você dá a eles o que prometeu quando se inscreveu e mantém contatos em intervalos periódicos enviando informações de qualidade para seus assinantes.

Seu objetivo é criar marketing de relacionamento de longo prazo com seus assinantes. Para fazer isso, você deve investir tempo para reunir fontes disponíveis e informações de alta qualidade e colocá-las à disposição de seus clientes em potencial para ajudá-los a ter sucesso. Lembre-se, manter o entusiasmo do cliente e fidelizá-lo é a chave para o sucesso.

4 - Acompanhamento

O diálogo leva ao acompanhamento. Conecte seus assinantes com sua série de mensagens de acompanhamento. Configure uma série de mensagens de acompanhamento para enviar informações de qualidade a cada novo assinante. Profissionalismo é a chave para o relacionamento bem sucedido.

Os principais propósitos do acompanhamento é manter-se visível para seus assinantes para que, quando surgir a necessidade e seu prospect quiser fazer uma compra, seu produto seja o primeiro que o assinante pensar.

Se você quer ganhar um bom dinheiro sua missão não cessará de vender seu produto. Ir atrás de uma venda é inútil. Acompanhar seu cliente após a venda é uma ótima tática. Este passo importante irá ajudá-lo a fortalecer seu relacionamento, diminuir as proclamações de reembolso e manter seu cliente longe de você novamente e um ganho.

Continue acompanhando; não pare e seja criativo. Não envie apenas mensagens de vendas aos seus clientes. De tempos em tempos, envie gratuitamente produtos úteis que eles não encontram em outro lugar que possam ajudá-los a ganhar dinheiro e/ou economizar tempo. Envie ofertas especiais com desconto apenas para clientes fiéis. Mantenha-os atualizados e diretos com as últimas notícias, etc…

5 - Ofereça um bom atendimento ao cliente.

Algumas pessoas iniciam um negócio online e se concentram apenas em quais serviços ou produtos podem vender para ganhar um bom dinheiro. Eles não estão preocupados em estabelecer um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.

- Responda aos pedidos dos seus clientes potenciais assim que os receber.
- Replay para cada e-mail dentro de 24 horas com a resposta necessária, seja uma pergunta, preocupação ou simplesmente alguém procurando mais informações.
- Trate bem seus clientes. Mesmo que você ofereça os melhores produtos ou serviços, a maioria dos clientes avaliará sua empresa pela forma como foram tratados ao fazer negócios com você. Por esse motivo, é importante cuidar de seus clientes e oferecer a eles o melhor produto ou serviço que desejam.

Ao fornecer um ótimo atendimento ao cliente para as pessoas com quem você faz negócios, você fará com que os clientes voltem para você várias vezes para comprar seus produtos ou serviços.

Observação: se você quiser ficar na mente de seus clientes, sirva-os melhor. Você pode fazer isso coletando informações do feedback de seus clientes. Ter uma página de contatos em seu site com um formulário de comentários ou feedback irá mantê-lo informado sobre os desejos e problemas de seus clientes. Se você publicar um boletim informativo, também poderá fazer isso solicitando feedback de seus assinantes.

Essa é uma ótima maneira de fazer com que seu público saiba que você se importa com o que eles têm a dizer e o quanto eles são importantes para você. Quando você mostra interesse em seus clientes, você constrói credibilidade e fidelidade.

6 - Eduque seus assinantes.

Coloque à disposição dos seus clientes manuais, página de perguntas frequentes (FAQ), artigos, etc… para ajudá-los a aprender a usar perfeitamente o seu produto ou serviço. Eduque seus assinantes para ajudá-los a criar interesse e fidelidade para sua empresa.

Os clientes vitalícios querem que você seja seu consultor confiável. Quanto mais você educar seus clientes, oferecendo-lhes uma variedade de opções, maior será sua chance de ganhar seus negócios vitalícios. A educação fortalece o marketing de relacionamento com os clientes.

7 - Vender ou recomendar apenas produtos de qualidade.

Venda produtos de qualidade que tenham valor, além de oferecer uma garantia e respeitá-la. Uma das maneiras mais rápidas de destruir um relacionamento comercial é vender produtos de baixa qualidade e não cumprir o que você promete.

Se você deseja promover programas de afiliados de outros profissionais de marketing em seu site, reserve um tempo para investigar as empresas que você defende. Promova apenas produtos de empresas legítimas com sólida presença na Internet. Lembre-se de que as empresas que você sugere terão um impacto na reputação do seu negócio.

O marketing de relacionamento é a pedra angular de qualquer negócio. Se você seguir esses princípios-chave do marketing de relacionamento, estará no caminho certo para criar uma lista de e-mail responsiva que levará a mais e melhores vendas.