6 maneiras de usar os boletins informativos para clientes e vendas

Venda mais produtos com margens mais altas

As empresas que descobrem que não estão lucrando muito, apesar das fortes vendas, podem ter permitido que produtos de baixa margem se tornassem seu esteio.

Um boletim informativo pode enfatizar produtos com margens mais altas, tanto entre clientes quanto entre funcionários. Para os funcionários, reitere os benefícios (para eles e para a empresa) de vender um produto ou conjunto de produtos com maior margem de lucro. Para os clientes, informe-os sobre a existência desses produtos, como comprá-los e descreva os benefícios de usá-los.

Vá de mercadoria para status de marca

O controle sobre os preços é uma vantagem importante que um produto de marca oferece sobre uma commodity. É claro que o processo de mudança de um produto para o status de marca começa com a incorporação de algum recurso de valor agregado. Mas uma vez que você adiciona esse valor, você quer ter certeza de que seus clientes sabem.

Um boletim informativo de marketing fornece comunicação crítica para o processo de branding. Afinal, aumentar o custo de uma mercadoria sem explicar os benefícios pode levar os clientes a mudar para outro fornecedor. Antes que o preço suba, os clientes devem esperar o aumento, entender o valor agregado e apreciar os benefícios extras que recebem.

Penetrar em novos mercados ou territórios

Muitas vezes, o pessoal de vendas se concentra nos clientes existentes e nos negócios existentes. Isso não é surpreendente, mas não necessariamente no seu melhor interesse a longo prazo. Todas as empresas precisam de pelo menos alguma prospecção e novos clientes. O problema: as recompensas da prospecção e desenvolvimento de novos negócios vêm lentamente, em comparação com os retornos dos clientes atuais.

Um boletim informativo de marketing pode ser uma primeira linha eficaz. Usando listas preparadas por seu pessoal de vendas, ou representantes das áreas que você deseja entrar, envie seu boletim impresso e um formulário de resposta. Se você publicar um boletim eletrônico gratuito, procure maneiras de encontrar novos assinantes na área de destino.

O boletim informativo deve simplificar o contato de clientes em potencial com você, para solicitar informações sobre seus produtos ou para solicitar que um vendedor ligue. Planeje o envio de várias edições do boletim informativo, pois as exposições repetidas são fundamentais para o desenvolvimento de novos negócios.

Marketing Interno

O marketing, por uma boa razão, geralmente se concentra em atividades orientadas para o exterior. No entanto, uma escola de pensamento argumenta que o marketing interno também é importante. Essencialmente, o marketing interno ajuda a garantir que todos em sua organização saibam o que você vende e por que os clientes devem comprar de você. E, não se esqueça da atitude. Todos na organização devem ser um impulsionador dos produtos da empresa.

Artigos e outras peças que vendem para clientes externos também podem ajudar os funcionários. Artigos em boletins de marketing não devem ser escritos para funcionários, mas devem ser lembrados.

Reduzir a dissonância pós-venda

A dissonância pós-venda refere-se à nossa inclinação natural de nos perguntarmos se fizemos um bom negócio depois de comprarmos algo. Um comprador que sente que fez um mau negócio provavelmente não será um cliente recorrente ou causará outros problemas caros.

Você pode reduzir a dissonância do comprador publicando os nomes de alguns clientes proeminentes (com a permissão deles, é claro). Isso faz com que outros clientes se sintam seguros por saber que estão em boa companhia. Além disso, considere a ideia de segurança em números, informando o número de compras feitas em um período específico.

Feedback do cliente

Pensar no boletim informativo apenas como um instrumento de comunicação externa perde uma de suas possibilidades mais poderosas. Use um boletim informativo para trazer reclamações, elogios e sugestões de clientes também.

Algumas das respostas mais importantes dos clientes incluem:
* reclamações sobre o desempenho do produto
* ideias para melhorias nos produtos
* ideias para novos produtos
* referências a novos clientes
*níveis de satisfação
* relatórios sobre necessidades ou problemas não resolvidos no mercado

Essas são apenas meia dúzia das muitas maneiras pelas quais você pode usar um boletim informativo ou de marketing para clientes, demonstrando o poder e o alcance de boletins informativos eficazes.